As chaves RSA assimétricas que você usa com ferramentas porquê GnuPG e SSH são muito importantes para acessar informações. A perda de uma chave torna o entrada aos dados criptografados quase impossível. Problemas criados por servidores remotos sem entrada também podem ser sérios, por isso é importante fazer backup das chaves e mantê-las seguras. Usar papel para armazenar backups de chaves não é o método que vem imediatamente à mente. No entanto, é uma das formas mais seguras.


Por que você deve armazenar sua chave GnuPG no papel?

Armazenamos informações importantes em papel há séculos. Todos nós sabemos que os antigos egípcios usavam papiros, datados de 3000 AC. Curiosamente, o papiro também é resistente ao incêndio quando guardado em uma rima porquê um livro. Desta forma, muitos livros antigos conseguiram sobreviver até os dias atuais. Hoje, com o desenvolvimento de papéis resistentes à chuva e tecnologias de sentimento, uma sentimento feita com toner em papel sem ácido dura muito mais do que muitos métodos de gravação.

Embora o papel não seja a mídia de gravação mais barata, é uma opção muito econômica para gravar pequenos dados, porquê chaves de criptografia. Uma chave GnuPG pode ser facilmente copiada com uma impressora e de cinco a 20 folhas de papel. Ao mesmo tempo, um ladrão invadindo sua vivenda cobiçará seu disco rígido ou a máquina à qual seu disco rígido está conectado. Mas ninguém tem vontade de roubar uma resma de papel.

Você não precisa de condições especiais para armazenar cópias de segurança em papel. Mesmo se você proteger o disco rígido e a mídia de gravação do dedo semelhante de elementos porquê umidade, temperatura e vibração excessiva, existe a possibilidade de deterioração. Por outro lado, os papéis colocados em uma sacola ou caixa permanecem intactos mesmo que você os esqueça.

Quais são as desvantagens de armazenar papel?

Fazer backups em papel de dados digitais é uma tarefa desafiadora. Hoje em dia, a transferência de dados para outro meio do dedo é relativamente simples. No entanto, transferir isso com segurança para um sistema analógico, porquê papel, pode ser uma dor de cabeça.

Outrossim, se não for verosímil restaurar do backup, não será verosímil chamá-lo de backup. Você precisa usar técnicas porquê códigos QR, matrizes de dados ou OCR para transferir os dados da página impressa de volta para o computador. Para isso, você precisará digitalizar o papel com um scanner. Porquê último recurso, você também pode inserir os dados manualmente, pouco a pouco. Mas nascente é o último recurso, pois é um processo trabalhoso.

Porquê instalar o software Paperbackup

Paperbackup é um software, desenvolvido com Python, que permite fácil extração de dados digitais codificados em ASCII de backups em papel. Porquê a maioria dos códigos Python, o Paperbackup tem algumas dependências.

Ao executar o seguinte comando, você pode minguar e instalar as dependências necessárias em seu sistema.

Para distribuições usando RPM (Red Hat, Fedora, CentOS, etc):


sudo yum install PyX enscript qrencode hashlib zbar npython3 -m pip install hashlib Pillown

Para distribuições usando APT (Debian, Ubuntu, Mint, etc):


sudo apt-get update && sudo apt-get install python3-pyx enscript python3-qrencode python3-zbar npython3 -m pip install hashlib Pillown

Criando backups de chave ou dados com paperbackup

Primeiro, crie uma chave GnuPG. Em seguida, disponibilize essa chave para backup. Para fazer isso, insira as informações solicitadas e gere sua chave GnuPG usando o seguinte comando:


gpg

Se você também definiu a senha que o gpg solicita e vê uma sentimento contendo várias informações sobre sua chave, sua chave está pronta. Nesta temporada, há um valor para sua chave que você deve apontar. Para obter nascente valor, use o comando aquém e copie o valor que você vê com a caixa vermelha na imagem:


gpg

johndoe muo e-mail falso código linux

Você pode substituir o valor “johndoe@muo.com” cá pelo endereço de e-mail que você especificar.

O valor de E3122E78 na imagem supra é o ID da chave. Simples, esse valor será dissemelhante para você. Usando isso, disponibilize a chave GnuPG para backup da seguinte maneira. Porquê resultado deste comando, você criará um registo chamado myKey_sec.asc:


gpg --export-secret-keys --armour E3122E78 > myKey_sec.ascn

Você pode ver o teor do registo com o seguinte comando:


cat myKey_sec.ascn

Nesta temporada, você obterá uma saída semelhante a esta:

codificação de chave privada

Todas as capturas de tela são baseadas em uma distribuição GNU/Linux Debian. No entanto, você pode usar todos os comandos gpg até nascente ponto da mesma maneira no Microsoft Windows.

O que você precisa fazer para fazer backup de qualquer registo

Se os dados que você deseja fazer backup forem outra coisa, você pode prepará-los para backup codificando-os com base64 através do comando aquém. Observe que você obterá um resultado aproximadamente 25% maior do que os dados dos quais fará backup.

Por exemplo, você pode produzir um registo chamado “test.txt” na superfície de trabalho. Escreva vários dados dentro deste registo de texto unicamente para exemplo.


cat test.txtn

Agora que você também editou o teor do registo de teste, pode usar o seguinte comando:


base64 -w 65 [data to back up] > [file to save]n

Em seguida, olhe dentro do registo “test_base64” para verificar se o teor do registo foi confuso para base64:


cat test_base64n

codificação de arquivo de texto linux

Porquê você pode ver, agora você codificou seu registo de texto em base64.

Preparação de transcrição de papel

Você preparou a chave ou os dados para backup. Em seguida, você precisa instalar o Paperbackup. Primeiro, vá para o repositório GitHub do Paperbackup e baixe o repositório em formato zip. Você também pode clonar o repositório git no seu computador com o seguinte comando:


git clone https:

Extraia o registo baixado em qualquer lugar e vá para o diretório onde o Paperbackup foi encontrado. Abra um terminal cá. Portanto você pode usar o comando aquém para preparar seu backup em papel no formato PDF:


python3 paperbackup.py [directory of the file to backup]n

Simples, cá você pode usar não unicamente o registo que você criou, mas também seu documento de chave GnuPG. Se você se lembra, você colocou esta chave GnuPG em um registo chamado myKey_sec.asc mais cedo.

teste de codificação de backup em papel python3

Depois que o script fizer seu trabalho, haverá um registo PDF no diretório onde você o executa, assim:

backup de papel de código qr

O tamanho dos códigos QR e outros métodos de criptografia variam dependendo do teor do registo que você fará backup.

A decisão de imprimir seu backup é sua. Uma das coisas a considerar é se você pode responsabilizar em seu hardware e na conexão que usa para acessá-lo (por exemplo, uma impressora LAN) se tiver feito um backup seguro sem uma senha. O método mais confiável a esse reverência é imprimir o registo PDF diretamente da impressora, adicionando o registo em um pendrive ou conectando a impressora ao computador via USB.

Você é totalmente livre para usar qualquer papel e método de sentimento que desejar. Todos os tipos de sentimento durarão o suficiente para seus propósitos. No entanto, a sentimento com toner em papel sem ácido fornecerá os melhores resultados.

Depois a sentimento, você pode armazenar suas recargas sem dobrá-los, num envelope, ou melhor ainda, num saco impermeável. Se você datar seu backup, essas informações podem ser úteis no horizonte. Se você fizer outros backups futuros, poderá evitar misturá-los.

Outrossim, digitalize seu backup em papel na solução mais subida verosímil.

Se você precisar usar esse backup, poderá restaurar o registo PDF resultante da sua digitalização com o seguinte comando em seguida movê-lo para o diretório Paperbackup:


./paperrestore.sh [PDF directory to recover] > recovery_filen

Paperbackup salva o registo em seu diretório inicial com o nome que você der.

Quão importante é fazer backup de sua chave?

Dispositivos eletrônicos podem quebrar. Isso inclui discos rígidos, pendrives ou DVDs. No entanto, será mais seguro transferir esses dados do envolvente do dedo para o analógico. E você pode protegê-los com muito mais facilidade. Você é a única pessoa que sabe o quanto esses dados são importantes para você. Dependendo do projeto em que está trabalhando ou da relevância dos dados que deseja manter, você pode armazená-los em papel.

Proteger seus dados deve se tornar um hábito. Há muitos passos que você pode seguir para fazer isso. Imprimir backups em papel é unicamente um deles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *