Grafar um romance se torna mais fácil quando você planeja tudo, desde seus personagens e enredo até suas etapas de publicação, mormente se você estiver sozinho.


O Evernote tem vários modelos gratuitos projetados especificamente para ajudar escritores criativos a apresentar suas histórias e jornada de autopublicação. Alguns você pode acessar direto do site, mas para outros você precisa dos links certos.


Os melhores modelos do Evernote para escritores criativos

Cá estão suas opções óbvias quando se trata dos modelos de escrita criativa do Evernote.

1. Quadro da história

Modelo de painel de história do Evernote para escritores criativos

Se você quer um planejador simples para grafar e publicar seu romance, o Evernote tem um padrão que permite delinear o livro, definir metas e escoltar seu progresso.

É um complemento perfeito para os widgets úteis em seu tela inicial do Evernote, os quais podem torná-lo mais eficiente ao organizar seu trabalho porquê responsável.

Quanto ao padrão em si, você pode aditar o título do romance, gênero, escrutinação de palavras e links importantes, além de definir datas e prazos para delinear a história, grafar o primeiro rascunho, obter feedback do leitor beta e assim por diante.

2. Premissa da História

Modelo de premissa de história para escritores criativos no Evernote

Levante formulário do Evernote permite que você estabeleça as partes principais do seu romance, incluindo seu cenário, situação, protagonista, opositor, evento incitador e conflito.

O ponto é ser capaz de somar todos os elementos supra em duas frases. O padrão oferece a caixa relevante na secção subordinado, muito porquê um resumo de exemplo.

3. Plotagem de romance em três atos

Modelo Evernote para Estruturas de Novel de Três Atos

Às vezes, você precisa colocar seu enredo no papel para visualizá-lo e entendê-lo. O Evernote pode ajudar com seu padrão de plotagem para narrativas clássicas de três partes.

Ele fornece um esboço estruturado do início, meio e término do seu livro, cada secção apresentando vários elementos-chave que uma boa história deve ter. Assim, o padrão permite planejar o livro, mas também orienta sobre porquê fazê-lo muito.

4. Perfil do Personagem

Modelo de Perfil de Personagem no Evernote

Personagens são essenciais para qualquer enredo, e quanto melhor você os planejar, mais fácil será inseri-los e desenvolvê-los em seu livro. É cá que o padrão de perfil de personagem do Evernote é útil.

Ele leva você a pensar em detalhes óbvios e obscuros sobre seu personagem, porquê sua ar, ocupação, religião, maior pânico e maior sigilo. Se você tiver arte de personagem, pode até aditar isso ao perfil deles.

Modelos secretos do Evernote para escritores criativos

Marque os links a seguir, pois eles não aparecem no site do Evernote. Você ainda não precisa gastar zero para usar essas ferramentas para autores, um recurso vencedor quando se trata de confrontar o projecto gratuito e pago do Evernote.

5. Biografia do personagem

Modelo de biografia de personagem no Evernote

Outro padrão relacionado ao personagem disponível no Evernote envolve sua história de fundo. Ao contrário do padrão de perfil, nascente formulário se concentra em momentos-chave da vida do personagem.

Você pode incluir o nome e o papel deles no romance antes de definir e namorar os eventos que eles vivenciaram, muito porquê a idade na quadra.

6. Lista Rabi de Personagens

Modelo de Escrita Criativa Evernote para Listas Mestres de Personagens

É tão útil ter uma lista completa dos personagens do seu livro, que o Evernote também pensou.

Levante padrão permite que você estabeleça seus personagens principais, antagonistas e elenco suplementar, incluindo seus nomes, idades, notas e imagens.

7. Esboço do Capítulo do Romance

Modelo Evernote para delinear capítulos de um romance

O melhor projecto de escrita de romance inclui um detalhamento de seus capítulos. O Evernote tem um padrão de esboço exclusivamente para isso.

Você pode aditar um resumo do seu livro na secção superior e, em seguida, usar a lista de verificação simples do formulário para apresentar os eventos de cada capítulo. Mesmo que seu enredo mude durante a escrita, é útil ter uma visão clara dos detalhes minuciosos para consultar sempre que precisar.

8. Histórias

Modelo de Escrita Criativa Evernote para Usar Story Beats para Plotar Livros

Você também pode ter um projecto para as cenas importantes do seu livro sem colocá-las em capítulos específicos ainda.

O padrão de batidas de história do Evernote, fundamentado na estrutura de roteiro do Save the Cat de Blake Snyder, divide os principais elementos da trama, porquê o tema dito, o incidente incitante, os bandidos se aproximando e o final.

Ao lado de cada descrição de batida, adicione suas ideias de cena com o sumo de detalhes que desejar. Para chegar a isso, pense em quais eventos refletiriam melhor os objetivos do seu livro. As ferramentas gratuitas de planta mental são ótimas para colocar seus pensamentos em ordem.

9. Rastreador de traço do tempo da história

Modelo de Rastreador de Linha do Tempo da História no Evernote

Se sua narrativa depende de uma traço do tempo, convém planejar e escoltar o que acontece quando. Logo, é menos provável que você cometa erros, por exemplo, ao vincular gráficos paralelos.

Um padrão está disponível no Evernote que permite qualificar os eventos por data, dia e hora. Além de organizar o enredo médio do seu livro, você pode escoltar as linhas do tempo de diferentes personagens ou os eventos de fundo da história.

10. Fundamentos da Construção do Mundo

Modelo de construção de mundo para escritores criativos no Evernote

Há muitas maneiras de planejar seu universo imaginário, logo veja qual delas o ajuda a visualizá-lo melhor. Se mapas mentais ou aplicativos de construção de mundo no Android não funcionarem, experimente o padrão prático do Evernote.

É basicamente um questionário sobre o cenário universal da sua história, ou seja, o lugar onde os eventos se desenrolam, muito porquê seu povo e cultura.

Levante é outro padrão que você pode usar para várias partes de sua história, ajustando-o conforme necessário. Se, digamos, a trama envolve países diferentes, algumas das perguntas do formulário podem ajudar a dar corpo a cada cultura.

11. Método de escrita de romance de floco de neve

Modelo do Evernote para usar o método de plotagem de floco de neve

Randy Ingermanson desenvolveu o método Snowflake para projetar e grafar um romance, que o Evernote simplificou ainda mais com um padrão que orienta você em cada lanço.

Você começa com uma breve sinopse do seu livro e a expande com cada vez mais detalhes, incluindo as perspectivas de diferentes personagens da história e uma lista ou planilha de todas as cenas.

Escolha os elementos certos para sua narrativa e você terminará com um projecto pormenorizado que só precisa ser posto em palavras. Para desenvolver sua habilidade e crédito, continue praticando e aprendendo com as melhores plataformas para cursos de redação online, porquê o MasterClass.

12. Lista de verificação de autopublicação

Lista de verificação de autopublicação para escritores criativos no Evernote

Um padrão final no Evernote que pode lhe interessar contém uma lista de verificação prática dos passos para auto-publicar seu livro—depois de terminar de escrevê-lo.

A peroração do manuscrito é o primeiro item da lista a ser marcado e datado. A partir daí, o padrão solicita que você escreva a sinopse, edite e crie o livro, formate-o porquê um e-book e muito mais.

Você também pode usar a pilastra de data para definir prazos para cada tarefa e marcá-los quando terminar ou ajustar sua agenda enquanto trabalha.

Modelos para escritores criativos podem facilitar sua vida

Pular o estágio de planejamento de grafar um livro não é uma boa teoria, pois afetará a qualidade de sua história. Felizmente, o Evernote tem muitos modelos para escolher, dependendo do seu enredo e estilo de escrita.

O que é ainda melhor é que nascente não é o único recurso para escritores criativos. Continue explorando sites e aplicativos em procura de ferramentas que você pode usar em seu computador e smartphone.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *